sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Um problema que parece não ter fim

"Lápis cor da pele"

Estava eu sentada a fazer os t.p.c’s, quando a minha irmã chega ao pé de mim e me pergunta se tenho um “lápis cor da pele”. A minha resposta foi dada com um mini sermão e com um simples e brusco não.
Chateou-me uma inofensiva pergunta de uma criança? Sim, profundamente.
Hoje em dia nas escolas (e não só) é muito usado o termo cor da pele e é daí que as crianças aprendem isto. O que me chateia é não se lembrarem que pelo mundo fora existem peles de outras cores, fazendo aí que a discriminação começe-se.
Assim, e não mais que o meu dever, expliquei-lhe o porquê disso não se dizer e confessando também que quando era mais nova também o dizia e que hoje me arrependo e acho um péssimo erro.
A sociedade de hoje em dia é ensinada a ser discriminativa, preconceituosa, ignorante, racista,… É uma sociedade porca.
 
É inadmissível pensar sequer em dividir uma sociedade e classificar brancos como cidadãos e os outros assim mesmo como “outros”.
 A "raça" nem sequer existe em termos biológicos, apenas sociais.
Estamos no século XXI e em vez de evoluirmos no importante, não.
Todos somos diferentes mas também todos somos iguais e devíamos aprender a lidar com isso.


Coloquem-se, por exemplo, no lugar dos negros. Gostariam de ser discriminados pela cor e por outras mínimas diferenças? Com certeza que não.
Voltando ao vosso lugar. Acham que tem o direito de o fazer, seja por que motivo for? Não têm. 
Aos nossos antepassados ainda podemos perdoar porque eles não tinham conhecimentos e tudo o que era diferente e não habitual era julgado.
Não façamos aos outros o que não queremos que nos façam a nós.

Somos um planeta que até está neste momento a passar por grandes dificuldades. Devemos estar para aqui com coisas completamente parvas? Não e por isso mesmo até temos de nos unir muito mais.



Vamos então tentar começar a pensar, falar e educar como pessoas civilizadas da sociedade moderna!?
Não à discriminação e ao racismo!
 
 
Artigo sobre o mesmo tema, incluindo questão do lápis, escrito por uma negra aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque:

Amor é amor, ponto acente

"Casais normais" qual o significado destas duas palavras? Não faço ideia, no meu dicionário nem sequer constam.   Não existem ...