sexta-feira, 3 de março de 2017

Do Ministério da Educação está aí alguém!?

Já era para ter escrito este texto há mais tempo, mas infelizmente o meu tempo livre é escasso.
Fez agora uma semana que eu caí, acabando por ficar com uma rotura de ligamentos no pé direito. E só assim por curiosidade alguém quer saber o porquê de ter caído? Sim, eu digo, porque eu não tenho medo de falar! Graças ao peso infernal de livros que as minhas costas, já tortas, carregam todas as quintas feiras! E como se esse já não fosse um bom motivo para eu me ter desequilibrado e caído, ainda tinha de ir a andar nas "bonitas", esburacadas e "espaçosas", escadas da minha escola.
São estas as condições que alunos, por sua vez obrigados, merecem para que possam ter a educação que o ministério tanto quer!?
Uma escola já do tempo de muitos pais, e não são pais que tenham quarentas e tais.
Há anos que é impensável jogar à bola no campo que se encontra na minha escola, embora alguns aventureiros o façam, tendo já a alguns corrido mal. Um campo onde escorregar é aquilo que mais rapida e facilmente se faz. Não sei descrever o estado daquela imundice. O chão já não é chão...
Nalgumas salas as paredes brancas estão "coloridas" com burrões pretos, aqueles que  entram pelo teto e escorrem parede abaixo (humidade).
Na minha escola, que seja do meu conhecimento, não, mas noutra escola do mesmo agrupamento, nos pavilhões onde é praticada a educação física, nos dias mais tenebrosos de inverno, o telhado quase que é levado pelo vento, entra vento e frio por todo lado e simplesmente chove lá dentro.
Ainda que isto não seja o pior, porque há pessoas, das quais tenho muita pena, que infelizmente tem condições muito, mas quantas vezes muito, piores que estas, falemos dos professores.
O aluno isto, o aluno aquilo, porque o aluno se enervou e disse um palavrão. E quando eu já cheguei a ter aulas com uma professora que se enervava sem motivos e tantas vezes, umas entre dentes, outras não, dizia os seus queridos palavrões!? Pois, isso já não tem problema. Coitada, enervou-se!
E se alguns professores fossem assim mais  racionais e se preocupassem em colocar-se na vida que lhes diz respeito. Não, claro que não! A vida pessoal do aluno é sempre mais importante.
E em vez de estarem a corrigir os testes que muitos anseiam receber, não, saem da escola para irem atrás do aluno que foi fumar um cigarro, para a seguir poderem ser os bons da fita e comunicar a ocorrência à CPCJ. Não digo que às vezes não seja preciso, mas à casos que conheço, sobre os quais estou fartinha, até à raiz dos cabelos, de saber que tal é desnecessário.
Também teria que chegar a vez de falar dos funcionários. Achavam que escapavam!? Nunca!
Estes são os senhores e senhoras que às vezes caem assim na escola um bocadinho que por "sorte" ou se calhar pode ter sido a chamada que o cunhado que é primo do tio do compadre do vizinho do senhor presidente fez.
Formações!? Oh! Isso é coisa que os exercedores deste cargo (funcionário(a)) não sabem o que é. Pudera, nunca foram submetidos a nenhuma! Por isso é que alguns não estavam bons para lidar com cavalos, quanto mais com jovens.
A sério!? Será que nunca ninguém viu isto!?
Orçamentos participativos!? Para quê, pergunto eu? 500 euros? Hoje em dia quanto é que isso vale? Nada!
Se é para fazer há que ser como deve ser!
E os rankings e notas? Ah isso sim é importante! Ficar bem vistos a todo o custo.
Não são e nem nunca serão as notas que definem os alunos.
Vamos pensar... Aulas menos maçudas e mais interativas, algumas obras, alteração de horários e peso das mochilas, formação de docentes e funcionários.
Alô Ministério da Educação está aí alguém?




Ass: A Revoltada 😜 (A.R (O Cantinho Dela))






Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque:

Amor é amor, ponto acente

"Casais normais" qual o significado destas duas palavras? Não faço ideia, no meu dicionário nem sequer constam.   Não existem ...