terça-feira, 6 de setembro de 2016

Regresso às Aulas: Dicas para um ótimo Ano Letivo




Olá. Hoje trago-vos umas dicas para o regresso às aulas.

Eu sei, eu sei, não é fácil despedirmo-nos do verão, da praia, da piscina, das noitadas, dos concertos, dos amigos que não estão na escola, etc., mas tem de ser a escola vai começar.

Com a frase que acabei de escrever dou já a primeira dica. É chato dizer adeus a tantas coisas, mas temos mesmo de o fazer e devemos encara-lo como um até já, porque o tempo passa a correr e breve já temos tudo de volta. A escola é uma obrigação à qual não podemos falhar, e visto que assim é, devemos encara-la da melhor maneira possível. Devemos ter vontade de trabalhar e pensar positivo.

Primeira dica: Encarar a escola da melhor maneira possível.


Segunda dica: Ter um material escolar com o qual nos sintamos confortáveis.

Todos nós, vá, pelo menos as raparigas, queremos ter aquele material bonitinho, mas nem sempre esse é o material com que nos sentimos confortáveis e que nos proporciona vontade de trabalhar. Vamos então começar a deixar um pouco as aparências de lado… Ou então conjugar os dois, um material razoavelmente bonito e bastante cómodo.


Terceira dica: Deitar cedo e cedo erguer.

Tal como diz o ditado, assim deves fazer. Se te deitares cedo, de manhã será um pouco mais fácil evitar a grande correria, porque te podes levantar mais cedo e nem sequer ter muito sono.

É importante que de manhã acordes e não estejas cansado nem mais nem menos que quando te deitaste!


Quarta dica: Preparar a mochila na noite anterior à manhã que temos de acordar e ir para as aulas de novo.

Se seguires a dica anterior, não precisarás tanto de seguir esta.

De manhã, a correria acaba sempre por ser um pouco habitual, por isso mesmo, para que depois não te falte nada na mochila é importante que a prepares no dia anterior.


Quinta dica: Fazer um esforço para manter a matéria em dia.

Sempre que arranjares um buraquinho livre na tua agenda, não o desperdices com “palermices”… Tenta rever a matéria!

Revê a matéria que deste nas aulas naquele dia ou aquela em que tens mais dificuldade e tenta sublinhar ou fazer pequenos resumos.


Sexta dica: Fazer os trabalhos de casa.

Parece chato, mas os trabalhos de casa são necessários. E acredita que irão ajudar muito. Trabalhos de casa, são estudo e estudar um pouco todos os dias é melhor que estudar muito num só dia.


Sétima dica: Utiliza a tecnologia a teu favor.

Termina sessão nas redes sociais e evitar dar “a olhadela”. Já que somos, e tu não és exceção, tão adeptos da tecnologia, vamos usá-la a nosso favor. Usa a agenda do telemóvel para marcar T.P.C’s, testes, eventos e/ou outras coisas importantes, pesquisa sobre a matéria em sites fiáveis,…

Podes ainda também usar o despertador do teu telele para estar levantado a horas.


Oitava dica: Ser organizado.

Mochila aqui, livro acolá, lápis além, … Arranja, por exemplo, uma gaveta ou estante onde possa guardar o teu material e assim saber onde ele está.

Usa uma capa de micas para nas aulas guardar papéis importantes, resumos, testes, etc. Cada mica deve corresponder a uma disciplina.


Nona dica: Esclarecer as dúvidas

É normal ter-se vergonha de responder ao “Há dúvidas?”, o que não deveria ser normal.

Estamos numa sala de aula, estamos lá para aprender e se não entendemos algo do que nos foi ensinado, sem mais demoras, devemos colar o braço, dedo, no ar e pedir esclarecimentos ao professor.

Os colegas gozam? Não, não gozam nada. E se gozarem os estúpidos são eles, porque se calhar eles quando têm dúvidas são incapazes de esclarece-las com o professor.

Tens, de qualquer modo, ainda outra hipótese, no final da aula quando todos os colegas saírem, diriges-te ao professor e explicas-lhe onde tens dúvidas, porquê, etc.


Décima dica: Usar mnemónicas                                                                                        

Memorização dos meses do ano que contém 31 dias pelos punhos

Mnemónicas são auxiliares de memória. Não, não é tipo Memofante… 

Mnemónicas podem ser siglas, cânticos, gestos, esquemas, gráficos, símbolos, palavras ou frases relacionadas com o assunto que se pretende memorizar.

Das a cima nomeadas, atenção que nem todos podem ser usados em testes. O melhor é informarem-se junto do professor.


Com a décima e última dica, termino este post. Resta-me desejar um bom regresso às aulas e boa sorte.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque:

Amor é amor, ponto acente

"Casais normais" qual o significado destas duas palavras? Não faço ideia, no meu dicionário nem sequer constam.   Não existem ...