Então, é a esse senhor que este dia é dedicado.
Como surgiu este dia?
Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai:
- Nos Estados Unidos da América teve origem a instauração do Dia do Pai, em 1909. Sonora Luise, filha de um militar resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia por William Jackson Smart, seu pai. A festa foi ficando conhecida em todo o país e em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.
- Na Babilónia, em 2000 A.C. um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, desejando saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.
O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de março. Em Portugal, esse é o dia de São José, santo popular da igreja católica (marido de Maria, mãe de Jesus Cristo).
A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de março países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.
A tradição manda que seja entregue uma prenda ao pai para homenagear o pai. Na escola as crianças
costumam fazer prendas simbólicas como trabalhos manuais, músicas e poemas e que depois oferecem aos pais. A família costuma reunir-se com os pais, tios e avós presentes, de forma a homenagear os pais da família.
O melhor presente é aquele que é feito com boa intenção.
Não farei aqui nenhum texto direcionado ao meu pai, porque tudo aquilo que eu acho dele já lhe disse e ele sabe bem o que vale e que o amo muito.
Mas a ele mando um beijinho e um abraço, ambos enormes.
Deixo-lhe também aqui esta música. Espero que lhe venha à cabeça as vezes que brincámos a ouvi-la e que a dançámos.
Sem comentários:
Enviar um comentário